“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.


O convite é tentador, pois o Mestre promete alívio para as dores humanas.
Também garante repouso para as almas, ao afirmar que seu jugo é suave e seu fardo é leve.


Em um mundo turbulento, alívio, repouso, suavidade e leveza são autênticos tesouros.


Em meio à correria da vida moderna, é possível ser rico de tudo, menos de paz.


Por vezes, as tarefas e os compromissos surgem esmagadores.


Na busca de sucesso e de bens materiais, as pessoas perdem a noção do que realmente importa.


As horas de trabalho são multiplicadas, talvez desnecessariamente. Para comprar um carro mais novo ou uma casa maior, abre-se mão de um precioso tempo de repouso ou meditação.

A convivência familiar torna-se algo secundário.


Garante-se que os filhos tenham acesso às melhores escolas, mas se abre mão de transmitir-lhes valores. Os jovens são instruídos, mas não educados.


Para lucrar bastante, profissionais deixam de lado à ética. Passam a ter vergonha de si próprios, enquanto ganham muito dinheiro. Com o objetivo de terem companhia, ainda que temporária muitas mulheres abdicam de sua dignidade feminina.

Para parecerem modernos jovens aceitam experimentar cigarros, bebidas e drogas. Tudo parece valer à pena, desde que seja possível surgir aos olhos alheios como bem-sucedido.


Entretanto, a alma permanece carente de paz.


As conquistas materiais cintilam, mas os seus possuidores adoecem, desenvolvem problemas de sono e distúrbios psicológicos os mais diversos.


São ricos de coisas e de distrações, mas lamentáveis em seu desequilíbrio. Estão conquistando o mundo, mas perdendo a si próprios.

Nesse contexto turbulento, convém recordar as palavras de Jesus, Ele ofereceu alívio, repouso, suavidade e leveza, são genuínos tesouros, que ninguém pode roubar.


Oscilações da Bolsa de Valores, desemprego, doenças e traições, nada conseguem afetar o verdadeiro equilíbrio espiritual.


Quem adquire paz de espírito jamais a perde.


Mas é importante observar que Jesus não apenas fez o oferecimento. Também recomendou que se aprendesse com ele, que é brando e humilde de coração. Ou seja, é preciso seguir os exemplos do Cristo, a fim de se viver em paz.

Ele enfatizou a importância da brandura e da humildade.
Assim, para não se perder nas ilusões mundanas, importa manter-se humilde.
Igualmente convém desenvolver brandura, não se imaginar em combate feroz com os semelhantes.


 
Não é preciso vencer ninguém para ser feliz. Instruir-se e trabalhar, pois isso é necessário à vida. Mas não gastar tempo em disputas vãs ou ilusões passageiras.


Jamais admitir corromper a própria essência, mesmo diante das maiores tentações. Havendo dúvida sobre a conduta correta, recordar a figura digna e sábia de Jesus.


Ter em mente os sublimes exemplos do Cristo é o melhor antídoto contra ilusões que apenas causam sofrimentos. Segui-los pode não ser fácil, mas eles constituem um jugo suave, na medida em que propiciam a verdadeira paz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E VOS RENOVEIS NO ESPÍRITO DA VOSSA MENTE

“Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?” Provérbios 1:22

SE TE MOSTRARES FRACO, NO DIA DA ANGUSTIA, A TUA FORÇA SERÁ PEQUENA. (Proverbios 24:10)