20101115

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM.Salmos23:4

EM HEBREUS13:20, JESUS É CONSIDERADO O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS.
E ISAIAS APRESENTA EM 40:11A PROMESSA DO SENHOR: "COMO PASTOR ELE APASCENTARÁ O SEU REBANHO; ENTRE OS SEUS BRAÇOS RECOLHERÁ OS CORDEIRINHOS, E OS LEVARÁ NOS SEUS BRAÇOS; AS QUE AINDA MAMAM ELE CONDUZIRÁ MANSAMENTE.
E JESUS RECOMENDOU A PEDRO DEPOIS DE INTERROGA-LO TRÊS VEZES, QUE " APASCENTASSE SUAS OVELHAS.!
POR ISSO É DE SUMA IMPORTANCIA QUE LEMBREMOS QUE SOMO POVO E OVELHAS DO PASTO DO CRIADOR!! PORTANTO NINGUÉM SE APROPRIE DO QUE É DE DEUS.
É SABIDO QUE AS OVELHAS ENCONTRAM PERIGOS POR TODA PARTE E PARECE QUE NUNCA APRENDEM S EVITÁ-LAS...
NA PALESTINA, NA ÉPOCA DE JESUS, OS REBANHOS COSTUMAVAM PERTENCER A UMA COMUNIDADE; O SEU DONO NÃO ERA UM INDIVIDUO, MAS UMA ALDEIA. DE UM MODO GERAL, DOIS OU TRÊS PASTORES CONDUZIAM AS OVELHAS A PASTOS VERDEJANTES E A ÁGUAS MUI TRANQUILAS...
O PASTOR ERA O RESPOSÁVEL PESSOASL PELAS OVELHAS ENTREGUES AOS SEUS CUIDADOS. ELE TERIA QUE SER PERITO EM RASTEJAR TRILHAS, E PODIA SEGUIR OS VESTÍGIOS E OS RASTOS DA OVELHA PERDIDA POR MUITOS QUILOMETROS, NAS COLINAS.
O PASTOR USA SEU CAJADO PARA GUIAR O SEU REBANHO, RETIRANDO COM ELE AS OVELHAS QUE PENETRAM EM SENDAS, DESPENHADEIROS E COVAS PERIGOSAS; E A VARA, OU BORDÃO, UM POUCO MAIS CURTA E COM UMA PONTA DE FERRO EM SUA EXTREMIDADE, A FIM DE AFUGENTAR AS HIENAS, LOBOS E CHACAIS QUE SORRATEIRAMENTE RONDAM O REBANHO, PRINCIPALMENTE NAS NOITES ESCURAS E DE NEVASCAS.
UM MISIONÁRIO CONTOU-NOS UMA OCASIÃO UMA ADORÁVEL HISTORIA DE UMA EXPERIÊNCIAS QUE PASSOU, DURANTE A SUA ESTADA NA PALESTINA, HÁ MUITOS ANOS, QUE BEM ESCLARECE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DO SALMO 23.
ELE CONTOU QUE NUMA CONVERSA QUE TIVERA COM UM VETERANO PASTOR DE OVELHAA, A QUEM PEDIU QUE LHE EXPLICASSE EM QUE SENTIDO ELE PODERIA JUSTIFICAR QUE O SEU CAJADO REPRESENTASSE CONFORTO, CONSOLO OU BEM ESTAR PARA SEU REBANHO.
O ADOR´[AVEL PASTOR EM SINGELAS PALAVRAS, ESCLARECEU:
BEM, DURANTE O DIA SEMPRE CONDUZO O CAJADO SOBRE O OMBRO DIREITO, DE MOLDE QUE AS OVELHAS O VEJAM, GESTO IMPORTANTE, POIS SIGNIFICA PARA ELAS A CONSTANTE PRESENÇA DO PASTOR E, CONSEQUENTEMENTE, A INSTINTIVA COMPREENSÃO DE SEGURANÇA E RUMO DE TPDP REBANHO.
POR OUTRO LADO, QUANDO CAEM AS SOMBRAS DA NOITE E O REBANHO AINDA PASTA NAS COLINAS VERDEJANTES OU NUMA DENSA NEBLINA NOS SURPREENDE, AS OVELHAS NÃO PODEM MASI ENXERGAR O CAJADO, ENTÃO PASSO A BATER COM A PONTA METALICA DO CAJADO NO SOLO PEDREGOSO DAS SENDAS ESTREITAS, PROCESSO ALEATÓRIO QUE LEVA OS SOCEIS ANIMAIS A PERMANECEREM CALMOS, EVITANDO O PANICO E A SUBITA DEBANDADA, DE VEZ QUE O RITMO COMPASSADO PRODUZIDO PELAS BATIDAS DO CAJADO AS TRANQUILIZA, PELA REVELAÇÃO DA PRESENÇA DO PASTOR À SUA FRENTE, CIRCUNSTANCIA QUE LHES PROPOSRCIONA AO MESMO TEMPO CONFORTO E SEGURANÇA.


Nenhum comentário: