PARECE BRINCADEIRA MAS É SERIO... MATA!!!

Estes são alguns trechos de email de 31 de julho - de um médico do Hc de curitiba , sobre a gripe suína ..
"É coisa séria mesmo... Se cuidem.
Os jornais não falam nem uma pequena parte do que realmente está acontecendo.
Não saiam sem necessidade,sem festas, sem cinema,
prevenir ainda é bem melhor que cair no HC.....
Mas alguns dados nao estao atualizados... O HC hoje tem fechado 3 andares para atendimento de SUS para pacientes com suspeita ou casos confirmados de gripe A! Estao ocupando hoje 16 leitos e tem 6 pacientes em UTI! No total em curitiba e regiao metropolitana temos 40 pacientes entubados sendo 25 com suspeita e 15 confirmados! 5 pacientes ja morreram confirmados da nova gripe! 15 que morreram ainda aguardam resultado das amostras! uma R2 do evangelico esta entubada internada na UTI outra Residente do Hc tambem esta entubada em UTI. As duas foram confirmadas,como caso de H1N1 6. Medicos do samu estao afastados por criterio de gravidade.. no total ja afastaram 12 ... (um deles era eu como muitos sabem!) As mortes tem ocorrido entre a faixa de 20 a 55 anos!

Suspeita-se que este virus possa ja ter circulado em meados de 1918 e 1957.... seriam as gripes espanhola e asiatica! Existem poucos e raros casos de gripe A em pacientes acima de 58 anos por isso que ha suspeita que esse virus ja passou no referido ano!
Outra informacao: Estamos em nivel 6 mundialmente (numa escala que vai do 1 ao 6);o que significa Pandemia! A ultima doença que atingiu essa escala foi a gripe espanhola em 1918! que matou 50 milhoes de pessoas apenas na europa em 2 anos de transmissao!! (mais do que Hitler na segunda guerra mundial).

Em curitiba o indice de transmissibilidade da doenca é nivel 2 (numa escala de 1 a 3) nivel dois é tambem conhecido como transmissibilidade sustentada! Ou seja a transmissao é pega não por contato com pessoas sabidamente com sintomas ou que tenham viajado! Quadro epidemiologico não é mais valido! As pessoas estao adquirindo a doenca em onibus, escolas, panificadoras, shoppings, existe uma informacao que essa semana ou semana que vem sera declarada nivel 3 de transmissibilidade. que seria considerado o pico de casos na cidade de curitiba! Caso isso ocorra sera declarado estado de calamidade publica e todos terao que ficar em casa, shoppings fechados, supermercados, escolas, onibus, por pelo menos 1 a 2 semanas! so funcionariam servicos medicos e de emergencia! servicos medicos eletivos seriam fechados! O triste é saber que as amostras de cultura do virus em curitiba estao acumuladas ha mais de um mes. congeladas no LACEM, Ou seja.. minha amostra ainda esta congelada! A gente cura ou morre e nem sabe se teve ou nao a doenca! Tamiflu ou setamivir, existem - nesta data - apenas 40 caixa em todo o Parana! Já estao providenciando mais. Para ter ideia eu como caso grave por ter tido crise de asma associado, (dispneia) e sendo profissional de saude, nao recebi a amostra do tamiflu. Simplesmente pq nao havia!! enfim o estado é critico, e tende a piorar! Nao adianta achar que é uma gripinha! (falaram o mesmo em 1918 nos primeiros dois meses da doenca... e apos isso 50 milhoes morreram em menos de 2 anos!)
E u já vi 4 pacientes de menos de 20 anos morrerem uns 20 dias antes de eu adquirir a doenca.. e nem estavamos no comeco do pico dessa gripe! Portanto nao brinquem, usem mascara, luvas! Nao esperem o paciente dizer que esta com febre ou tosse para por a mascara! Eduquem os porteiros dos hospitais, secretarias e enfermeiras a usar corretamente as mascaras! No ultimo plantao da brigida vi uma serie de erros, distribui mascara para todos os funcionarios da recepçao e metade deles em meia hora ja estavam "protegendo" o queixo ou apenas o pescoço com a mascara. Usando de "cachecol" pq estava friozinho...
Nao achem que isso é brincadeira de criança... é absurdamente serio, e nós profissionais devemos orientar a populacao e fazer com que os meios de protecao sejam eficazes! Juntos podemos muito bem combater e diminuir os numeros de mortalidade desta gripe! Para quem não entendeu a gravidade aqui vai um pequeno trecho que achei interessante e que tem contextualizacao veridica!
A evolução da pandemia espanhola: A pandemia desenvolveu-se em três ondas epidémicas:
A primeira, mais benigna, termina em Agosto de 1918;
A segunda inicia-se no outono e termina entre os meses de Dezembro e Janeiro, tendo sido de extraordinária gravidade, afetando uma grande parte da população e com uma taxa de letalidade de 6 a 8%;
A terceira e derradeira, começa em Fevereiro de 1919 e termina em Maio do mesmo ano. Calcula-se que afetou 50% da população mundial, tendo matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidémico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas. É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919."

Mesmo que não seja tão grave quanto foi aquela, esta gripe merece o respeito e o cuidado de todos, pois percebe-se claramente que as instituições de saude não estão esquipadas e nem preparadas para tamanha forma de expanção da doença.
Enquanto o parlamento brasileiro assiste ao presidente do Senado brasileiro levar a cadeira da presidencia pra casa e o presidente da nação afirma que decisões tomadas na surdina para favorecimento de familiares não é crime, a saude agoniza para todos os eleitores. Isso sim é crime: tanto dinheiro desviado e no século 21, ainda se morre de gripe. Num país como tantos profissionais da ciência extremamente capacitados!! Quem se interessa pela humanidade? Só Jesus!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E VOS RENOVEIS NO ESPÍRITO DA VOSSA MENTE

“Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?” Provérbios 1:22

SE TE MOSTRARES FRACO, NO DIA DA ANGUSTIA, A TUA FORÇA SERÁ PEQUENA. (Proverbios 24:10)